quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os Anagramas de Varsóvia


Cada língua tem suas tonalidades próprias para a culpa e o remorso. Para os sentimentos mais básicos. Em Portugal desde 1990, o americano Richard Zimler atribui a seu contato com a sintaxe portuguesa muito de seus pensamentos, as nuances de suas tramas. Grande parte com forte influência israelita. Judeu de ascendência polonesa, Zimler tem se dedicado a revisitar a história de seu povo — e também o Holocausto — em obra de grande força poética.

Depois de sucessos como O último cabalista de Lisboa, que trata da conversão forçada dos judeus ao cristianismo no reinado de D. Manuel I, ele retorna com um noir passado no coração do gueto judeu de Varsóvia. OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA é um romance policial arrepiante e soberbamente escrito, narrado por um homem que devia estar morto. E é capaz de mentir sobre a própria identidade.

Início dos anos 1940. Os nazistas encerram milhares de judeus numa pequena área da capital da Polônia. Uma ilha urbana isolada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a se mudar para o gueto com uma sobrinha e o sobrinho-neto de 9 anos, Adam. Mas numa manhã de frio cortante, o menino desaparece. E reaparece morto. O corpo encontrado no arame farpado. Uma das pernas cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca.

Em breve outro cadáver aparece — desta vez o de uma jovem, a quem foi cortada uma das mãos. E as provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Inconsolável, Erik se une ao amigo de infância, Izzy, para tentar descobrir o assassino. Uma investigação que esbarra na própria falta de liberdade de ambos, no descaso das autoridades alemãs. Outro aspecto da obra magistral de Zimler: a vida do gueto, com todas as suas dificuldades. As tentativas de manter a normalidade face ao trabalho, a cultura, a vida familiar, a prática religiosa.

OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA é um thriller histórico profundamente comovente e sombrio. Uma viagem aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.

3 comentários:

  1. Estou lendo esse livroo! É maravilhoso! Abs Loretta

    ResponderExcluir
  2. É uma honra receber um comentário seu, Zimler! O seu livro é realmente excelente. Temos um grande prazer em divulgá-lo. Além disso, temos recebido muitas críticas elogiosas. Abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir