quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Domínio Sombrio, de Val McDermid, por Menina da Bahia


Nosso blog parceiro, o Menina da Bahia (www.meninadabahia.com.br) publicou, no dia 27 de outubro deste ano, uma resenha bem legal sobre o livro Domínio Sombrio, de Val McDermid. Natália, que é dona do blog, é fã da autora e já escreveu textos em seu site sobre todos os livros da autora já lançados no Brasil, pela Bertrand. Um deles já postamos aqui, 'O Eco Distante'.

Ai, Jesus - ela gemeu. Nem sequer tinha visto o arquivo do caso

e aquela já estava se transformando numa missão dos infernos.
p. 91

Margaret Thatcher, a dama de ferro do governo inglês, passou por um mandato tempestuoso. E mesmo com o acentuado desemprego, conseguiu se reeleger. Esse é o estopim para a greve de mineiros na Grã-Bretanha, ocorrido entre 1984-85.

Depois dessa grande revolução do operariado mineiro, famílias passaram a morrer de fome, ou viver de doações. Mas nada, nada era pior do que ser fura greve. A morte era preferível.

Vinte e três anos se passam...

Karen Pirie, detetive, se vê em meio a dois casos distintos: uma jovem que informou o desaparecimento do pai, ocorrido quase meio século e uma recente pista de um sequestro ocorrido na mesma época.

Escócia

Mike Prentice, mineiro, desapareceu durante a greve em meados dos anos 80. Foi tachado de fura greve e sua família nunca tentou entrar em contato. Agora, sua filha precisa da ajuda da polícia para localizá-lo. Talvez, ele seja a única pessoa que possa salvar o neto.

Catriona Grand, artista e filha de milionários, é sequestrada juntamente com o filho, Adam, de poucos meses. Durante a entrega do resgate é assassinada e seu filho é raptado pelos sequestradores. Nunca mais se ouviu falar nele.

Itália


De férias, Bel Richmond, jornalista, encontra um titereiro. Mas não um titereiro comum. Ela encontra o titereiro do pedido de resgate de Catriona.

Agora, se passado mais de vinte anos, cabe à Karen desvendar o mistério em torno desses casos complexos.

Através de flashbacks, essenciais para a composição da trama e comuns nas narrativas de Val McDermid, vamos construindo um cenário, no mínimo, intrigante. Os dois casos, considerados distintos, estão mais interligados do que o esperado. À medida que a investigação avança, mais complexa fica. Mentiras, trapaças, traições, falsificações, assassinatos. É como se um vulcão, repleto por delitos, entrasse em erupção.

Domínio sombrio, de Val McDermid (Bertrand Brasil, 364 páginas, R$ 43,00) é um thriller sensacional. Somos impulsionados numa jornada tensa pelo mundo de um crime quase perfeito. Karen é uma espécie de Tatcher da polícia. Cheia de fibra, é uma detetive do tipo aniquilante! Não se deixa corromper pelo sistema. Vai até os confins para descobrir a verdade.

A obra também prima pela riqueza dos detalhes. Conseguimos acompanhar perfeitamente a história e imaginar o cenário, sem nos perdermos pelos flashbacks. Recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário