quarta-feira, 30 de junho de 2010

As dez melhores adaptações de romances policiais




Em comemoração ao lançamento do novo livro de Lee Child lançado lá fora e intitulado 'Gone Tomorrow', a revista Empire criou uma lista elegendo as 10 melhores adaptações para o cinema de romances policiais ou livros de mistérios.

Lee Child é o escritor que criou o personagem Jack Reacher, um ex-militar famoso porresolver crimes e mistérios em seus livros.

Entre os 10 autores/filmes eleitos estão:

À Beira do abismo (1946)

A adaptação saplicada por estrelas do romance de Raymond Chandler não faz total sentido - até mesmo o autor não sabe quem matou o motorista -, mas continua fascinante e cativante quando o investigador particular Philip Marlowe (Humphrey Bogard) é contratado para encontrar um chantagista, e encontra um inferno bem maior do que imaginava conforme os corpos começam a se empilharem. O filme, impregnado do estilo noir (estilo cinematográfico em voga entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos), tem as viradas mais interessantes possíveis na trama para deixar você criando suposições o tempo todo. Quem sabe você até consiga descobrir quem matou o motorista e conte para a gente.

Los Angeles - Cidade Proibida (1997)

Esse filme é um híbrido estranho de alguma maneira: definitivamente como os anos 50 em termos de ambientação e estulo, e reconhecidamente anos 90 em qualidade e execução. Baseado no romance de Ellroy de 1990, o filme de Curtis Hanson mudou o enredo da história radicalmente mas manteve exatamente a mesma atmosfera, com três detetives bem diferentes que primeiro batem de frente, mas depois decidem cooperar um com o outro na tentativa de solucionar um caso complexo que atinge Hollywood e o alto crime. É um filme com atitudes de um cara durão poderoso e uma fala mansa, mas é a inteligência que brilha a partir mistura.

O Poderoso Chefão (1972)

Nenhum olhar sobre romances policiais estaria completo sem pelo menos um conto sobre a máfia, e é impossível ignorar O Poderoso Chefão, que tornou o rico romance de Mario Puzo (dizem os leitores da Empire) no melhor filme já feito da história. No entanto esse filme não trás um mistério tradicional: fala mais do herdeiro da máfia Michael Corleone de um simples "civil" para o chefe de um império do crime. Ainda assim, há muita tensão pelo caminho com tramas e reviravoltas o suficiente para deixar qualquer fã de mistério feliz.

Assassinato no Expresso do Oriente (1974)

O Onze Homens e Um Segredo de seus dias, em termos do número de atores famosos envolvidos, essa adaptação do romance de Agatha Christie mostra o ator Albert Finney como o detetive Poirot tentando desvendar um assassinato onde todos parecem ter um motivo para ser o criminoso. E dado a lista de suspeitos que incluem um grande elenco - Sean Connery, Sir John Gielgud, Ingrid Bergman, Vanessa Redgrave, Anthony Perkins, Lauren Bacall, Jean-Pierre Cassel e Jacqueline Bisset -, pode-se dizer que seu trabalho não foi nem um pouco fácil. Além disso a resolução final é uma das mais originais e interessantes em que Christie já pensou, e ela é nos apresentada de uma maneira belíssima por Finney.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

É sanguento o bastante para ser quase qualificado como um romance de horror, mas o conto do serial-killer de Thomas Harris tem um mistério recheado de carne em seu coração: quem é o sequestrador, assassino e esfolador serial Buffalo Bill, e como o FBI pode capturá-lo? O filme do diretor Jonathan Demme é mais concentrado na relação entre a agente em treinamento Clarice Starling (Jodie Foster) e o assassino em massa preso Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), que no crime propriamene dito, mas é uma uma adaptação assustadora e empolgante de livro.
Todos os autores que citamos acima (Mario Puzo, Raymond Chandler, James Ellroy, Agatha Christie, Thomas Harris, Lee Child, além de Dashiell Hammet [que também foi citado pela revista pela adaptação de 'O Falcão Maltês']) têm obras publicadas pelo Grupo Editorial Record, incluindo os selos Record, Bertrand Brasil e BestBolso.

Para saber quais são os dez filmes baseados em célebres livros acesse: http://migre.me/T8Yw
Fonte: site www.cineseries.com.br

2 comentários:

  1. A lista é bem coesa e, pela memória, acho que nenhuma excelente produção ficou de fora.

    ResponderExcluir
  2. O silêncio dos inocentes é tenso! :X
    Beiijo :*

    ResponderExcluir