quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resenha 'O Aliciador' por Thiago Augusto Corrêa



Esta resenha foi escrita por Thiago Augusto Corrêa, amigo do blog da Coleção Negra. Foi publicada originalmente no site http://www.todomundomente.blogspot.com/

O ALICIADOR, de Donato Carrisi

A Itália tem nos dado bons escritores policiais. Basta observar duas das mais prolíficas coleções do gênero no Brasil: a Coleção Negra, da Record e a coleção com bordas coloridas, da Companhia das Letras, para constatar diversos autores italianos, alguns com livros merecedores de prêmios. Desta seleção, Andrea Camilleri é, provavelmente, um dos maiores da contemporaneidade com uma obra sólida.

Nascido em Martina Franca, Donato Carrisi se apresentou como mais um bom escritor em seu incrível 'O Aliciador', seu romance de estreia.

As bases que sustentam a trama foram escolhidas com precisão, e nos apresentam seis braços de meninas desenterrados de um bosque logo no início do livro. Fazendo uso equilibrado do chocante crime envolvendo crianças,imagens e cenas que sempre chocam e cativam, forçando os leitores a lerem mais e mais.

As personagens são construídas em dois núcleos: a equipe que investiga a ação, centralizada por Goran Gavila, um civil com habilidades tão afiadas para investigação que acaba por tornar-se um consultor da polícia nos casos difíceis. No outro núcleo temos Mila, uma policial perita em traçar perfis de sequestradores, que recém-salvou uma garota mantida em cativeiro por um molestador. Evidente que os dois núcleos se fundem em um, fazendo de Mila a novata do Grupo de Gavila.

As personagens do time de investigação são bem compostas, dando a completude de um grupo de verdade. Especialistas de diversas áreas que apoiam a investigação do outro e personalidades fortes em combate.

As bases criminais e forenses são transpassadas de uma maneira verídica para a narrativa. Cenas brutais de assassinatos não são poupadas a quem as lê. É a procura pelo choque no leitor que causa a ânsia por conhecer mais a história. Esse é um ponto trabalhado com excelência por Carrisi.

O enredo é firme e se vira ao avesso diversas vezes, características típicas do gênero policial. Mas, mesmo com os giros, ela não perde a sua força. Mais do que uma mera tentaiva de causar um efeito-surpresa, as mudanças que ocorrem na trama são resultado de um movimento maior.

O aliciador do título remete a conclusões tiradas no decorrer da investigação, mas a dúvida permanece até o final do livro.

Sua bela capa corrobora os acontecimentos da trama, com uma imagem escura e uma personagem com traços pouco precisos: um personagem quase invisível e que está sempre um passo a frente.

A escolha do título em português parece boa, já que seu original 'Il suggeritori', pelas minhas pesquisas, remete a alguém que sugere algo a outrem. Sendo assim um homem que lifa bem com as palavras: um aliciador.

O livro está nas listas de mais vendidos na Itália e foi o vencedor do Premio Mediterraneo del Giallo e del Noir (Prêmio Mediterrâneo para thrillers e romanes policiais/Noir).

Surpreende por ser um romance de estreia coeso e pesado, dando bons indícios de que Carrisi pode figurar entre os grandes escritores se continuar apresentando histórias nessa mesma estrutura ou ainda superiores.

( A foto acima é de Thiago Augusto Corrêa e foi retirada de seu blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário