sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cuidado com o bicho papão!

Hoje vamos trazer uma resenha ótima sobre o livro de Alex Barcley 'Olhos de Falcão', assunto do nosso próximo encontro 'Literatura Policial', que será realizado dia 19/06, às 15h, na Saraiva do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.

Esse texto foi escrito pelos blogueiros do ótimo site
www.subtitulo.com.br, postado no dia 31/05/10.

Leia abaixo, na íntegra, a resenha sobre o livro. obrigada Lorran Feital, Nathália Neves, Roberta Migueis e Thiago Gomide.

CUIDADO COM O BICHO PAPÃO:
Sensacional. Livro de estreia da irlandesa Alex Barclay – e que estreia – , Olhos de Falcão é melhor do que a Ferrari F430. Isso por que a Ferrari demora 4 segundos para ir de 0 a 100 kilômetros por hora. O livro não, ele já começa em 100, e só acelera. Alex constrói uma narrativa eficaz, intercalando os acontecimentos de uma forma que o leitor fica preso ao livro de uma maneira indescritível.

Já disse e não canso de repetir que sou fã de romances policiais. Mas confesso que não tinha grandes espectativas em relação a esse livro. Não sei por que, simplesmente não estava levando muita fé. Talvez por isso ele tenha feito o estrago que fez em mim. Me arrisco a dizer que encabeçará a lista dos melhores romances policiais do ano. Pelo menos na minha ele já está no topo.

A trama já começa a mil, com o desfecho de um sequestro investigado pelo detetive Joe Lucchesi –o personagem principal. Com o trágico fim do sequestro, Joe resolve tirar uma licença, e por sugestão de Anna, sua charmosa e francesa esposa, mudam-se com o filho adolescente para uma vila tranquila no litoral da Irlanda.

Mas quando tudo parece estar finalmente nos eixos, uma série de acontecimentos, que se inicia com o desaparecimento de uma jovem, atiça os mais sombrios instintos de Lucchesi, que fará de tudo para proteger sua família, mesmo após descobrir que sua mulher e seu filho estão mentindo.

Em paralelo, Alex esmiuça, desde a infância, as vidas de Duke Rawlins e Donald Riggs, mostrando como a violência pode surgir de maneira tão banal, principalmente em lares conturbados. Encantados com a paixão do tio de Duke, Bill Rawlins, por falcões, os garotos tornam-se fascinados pelo Falcão de Harris, uma verdadeira máquina assassina e selam um pacto que irá mudar muitas vidas.

De uma infância arruinada, surge um elo indestrutível.

Viajando por uma série de especulações e trilhas que parecem conectar-se ao mesmo tempo que parecem totalmente desconexas, é impossível ficar indiferente à esse livro fantástico.
O que posso dizer é que a história não acaba por aqui. E para minha extrema felicidade, a autora já publicou lá fora um segundo livro (The Caller), também com o detetive Lucchesi como protagonista.

Resta agora esperar a Bertrand colocá-lo na rua. Diga-se de passagem, o projeto editorial do livro é nota 10. Muito bonito, a Bertrand mandou muitíssimo bem. E ao final descobrimos por que a editora aposta tando nele.

Ah, e quanto ao bicho papão… vocês terão que ler para entender.

Um comentário:

  1. Uau maravilhoso.Resume o livro pefreitamente. Eu acabei de ler hj!!! Foi uma maravilha ler essa resenha.Aliás, todo o blog,é otimo. Não conheço muito de lit.policial mas o que tenho lido estou adorando então vou voltar aqui pra partilhatr mais ideias ;)

    Seria legal se houvesse um encontro do lit. policial aqui em BH tb...será que vai acontecer???!
    abs
    Luciana Reis/ Belo Horizonte

    ResponderExcluir