quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Resenha de 'O Colecionador de Ossos', por Happy Batatinha


A nossa amiga Tábata Kotowiski, dona do blog Happy Batatinha, resenhou o livro 'O Colecionador de Ossos', para o Desafio Literário. Leia aqui a sua ótima resenha!

Obrigada, Tábata!


blog: www.happybatatinha.com.br

O Colecionador de Ossos

Tema do mês: Romance Policial
É pra quem curte: serial killers, histórias de detetives, suspense, policial, CSI

Essa é a resenha que eu devia ter escrito no mês de agosto para o Desafio Literário. Eu até li o livro dentro do prazo, mas quando fui escrever a resenha, vi que o link das resenhas lá no blog do Desafio tinha fechado, daí desanimei.

Mas uma hora ela tem que sair. E como o meu TOC por cronologia não me deixa quieta, não posso fazer a resenha do livro de setembro e deixar o de agosto pendente.

O tema do mês de agosto foi romance policial. Acho que nem preciso dizer que me senti em casa, né? Como disse quando escolhi os livros para o Desafio, optei por deixar a Agatha Christie um pouco de lado e parti para algo novo. Escolhi O Colecionador de Ossos só por causa do filme, que adoro. E não me arrependi.

Já durante a leitura do livro, dá pra ver como filme e livro tomaram caminhos diferentes. Como sempre, o livro é mais intenso, mais profundo e mais detalhista. Entretanto, não ouso dizer que um seja melhor do que o outro. Pra mim, são duas obras muito boas, cada qual em seu seguimento.

Foi minha primeira experiência com Jeffery Deaver. E o que posso dizer é u-lá-lá! Jeffery tem uma narrativa daquelas de tirar o fôlego, principalmente para quem gosta do gênero. Descobri que esse é o primeiro de uma série de livros com os personagens Lincoln e Amelia, protagonistas de O Colecionador.

O Colecionador de Ossos conta a história de Lincoln Rhyme, criminalista e especialista em aplicação de análise forense nas cenas do crime. Durante uma de suas investigações, Lincoln sofre um acidente que o deixa capaz de mover somente o pescoço e cabeça, além de um dos dedos da mão. Enquanto ele decide pelo suicídio assistido e tenta colocá-lo em prática, Lincoln é chamado para ajudar a polícia em um caso que tem tudo para ser um possível assassinato em série. E é durante essa ajuda que Lincoln conhece Amelia, a policial que processa a primeira cena do crime e que vai passar a ajudar Lincoln. Pelo menos é isso o que ele pensa. ;)

O livro tem muita técnica forense, descrição de termos técnicos e máquinas especiais para a perícia forense. Me senti lendo um grande capítulo de CSI! E o requinte de crueldade por parte do serial killer descrito pelo autor é ótimo. A trama como um todo é intrincada, cheia de suspense e vale

O Colecionador de Ossos
Jeffery Deaver
Editora BestBolso
448 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário