quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resenha 'Atestado de óbito'


Nosso post de hojé é a resenha de 'Atestado de óbito', de M.R. Hall. O texto foi escrito pela nossa amiga Alê, a La Sorcière, do ótimo blog http://www.alelasorciere.com.br

Ela tinha emergido do olho de um furacão interno e sobrevivido. Aos trancos e barrancos, diga-se de passagem. As sequelas eram muitas: estava viciada em tranquilizantes, divorciada, havia perdido a guarda do filho e tinha súbitos e incontroláveis ataques de pânico.


E foi neste panorama que, depois de abandonar uma carreira pública de advogada, havia começado seu novo emprego de investigadora forense em Bristol.

Ao assumir seu cargo, Jenny Cooper herdou o escritório de seu predecessor, sua antiga assistente e dois casos mal conduzidos e suspeitos, envolvendo supostos suicídios cometidos por dois adolescentes.


Jenny é implacável: recusa-se a ser engolida pelo sistema, por sua morosidade e conchavos. Como um trator e longe de ser cordial, vai incomodando todos os envolvidos nos casos que decide reabrir. Ela levanta o tapete e descobre muita sujeira e interesses escusos envolvendo membros da polícia, da prisão juvenil e do IML do distrito.


Tentando administrar seu vício, a investigação dos casos, sua nova casa, a namorada de seu ex-marido e a possibilidade de um novo amor, Jenny vai vivendo um dia de cada vez... mergulhada em um mar de medicamentos, vinho e fúria.


Atestado de Óbito, romance policial de estréia do galês e ex-advogado criminalista M. R. Hall (Record - 2010) veio engrossar minha maré de boa sorte! Este ano está recheado de bons livros policiais!


Hall inova neste romance com a criação da anti-heroína Jenny Cooper: antipática, grossa, beirando o inaceitável, absolutamente entregue à sua dependência - por vezes eu não acreditava no que estava lendo! Mas Jenny é incansável, uma pedra no sapato de todos que a cercam. Fiquei fascinada com a coragem do autor em criar uma personagem tão polêmica. Fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta nas atitudes de Jenny, mas ela segue rude e insuportável até a última linha!!!!


O livro é bárbaro, o inferno pessoal de Jenny é pesado, mas ela se reveste de ousadia na sua vida profissional e não se deixa intimidar por ninguém! Me envolvi do início ao fim!


Tenho esperanças de que o autor invista novamente em outro livro com a mesma personagem, porque o livro termina com muitas possibilidades se abrindo para Jenny e com muitas coisas de foro pessoal mal-resolvidas. Quero muito ler outro livro com a rabugenta da Jenny me escandalizando!!! Leia, leia, leia!!!


Obrigada mais uma vez, Alê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário