quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cenas de Cruel Tensão

O Jornal 'Correio do Povo' publicou uma interessante matéria sobre alguns thrillers publicados pelo Grupo Editorial Record. Leia abaixo a reportagem:


CENAS DE CRUEL TENSÃO


Por Tiaraju Brockstedt


Suspense é a palavra de ordem entre os lançamentos das editoras. Sucesso em seus romances (como o famoso ‘Pássaros Feridos’, Colleen McCullough estreia no gênero com ‘Liga, desliga’ (Bertrand Brasil) sobre o assassinato de várias adolescentes ligadas a um instituto de pesquisas neurológicas. Da mesma editora, confira também ‘Destino: Inferno’, de Lee Child, segunda aventura do ex-policial do Exército Jack Reacher, apresentado aos leitores em ‘Dinheiro Sujo’. Finalmente, a Ed. Record, através da sua Coleção Negra, lança ‘A Solidariedade dos homens’, com a durona detetive Sarah Pribek, que, ao mesmo tempo que investiga o desaparecimento de um rapaz, tenta escapar da acusação de assassinato na morte do assassino Shorty, que vitimou a filha de sua melhor amiga, trama do título anterior da autora norte-americana Jodi Compton.


‘Liga, desliga’ se passa nos anos 1960, quando as atuais e mais precisas técnicas de investigação ainda engatinhavam. O policial Carmine é chamado a um famoso Instituto de pesquisas de sua cidade quando o corpo de uma jovem adolescente é encontrado junto ao lixo do local para ser queimado. Rapidamente, a suspeita é de que o assassino seja um dos membros do instituto e, que também, o cadáver encontrado não deva ser o primeiro. A polícia logo confirma o desaparecimento misterioso de várias outras jovens da região, todas com o mesmo biótipo. Assim, Carmine precisa pisar em ovos para investigar as diversas pessoas envolvidas no caso, porque o Instituto ligado a uma das importantes Universidades do país é financiado por um dos maiores benfeitores dos Estados Unidos. Com uma aliada dentro do instituto, Carmine segue sua investigação, que o levará a um antigo homicídio envolvendo parentes de alguns suspeitos. McCullough revela-se bastante experiente também nesse gênero, reservando surpresas e reviravoltas que vão chocar o leitor até, realmente, as últimas linhas do livro.


Lee Child, autor de ‘Detino: Inferno’, é o responsável pelas aventuras de Jack Reacher, um dos raros e durões exemplares de heróis dentre os romances policiais contemporâneos. Os thrillers do autor trazem uma profusão de detalhes e personagens fortes e bem delineados. ‘Destino: Inferno’ começa em uma rua movimentada de Chicago, na ofuscante luz do meio-dia. Reacher está passeando pelo local quando encontra Holly Johnson, uma jovem atraente e atlética, carregando cabides, atrapalhada com seu par de muletas e obviamente precisando de algum tipo de apoio. Ao tentar ajudar a moça, o ex-policial do Exército encontra uma arma apontada diretamente para a sua barriga. A partir daí, Jack e Holly vão ter de se unir e confiar um no outro para enfrentar o inesperado inferno que os aguarda. Reféns de um grupo de milicianos, eles precisarão sobreviver ao mais terrível pesadelo de suas vidas.


Sarah Pribek surgiu em a 37° Hora, o primeiro livro da autora lançado pela Coleção Negra. A sagaz policial de Minneapolis não deixa nada a dever a seus companheiros do sexo masculino. Em ‘A Solidariedade dos Homes’ o leitor vai reencontrá-la seis meses depois da morte de Shorty, o assassino da jovem Kamareia, filha de sua melhor amiga e ex-parceira que, atualmente, vive no exterior. Aparentemente Sarah estaria protegendo a identidade do “justiceiro” que matou Shorty. Essa é a opinião do novo e zeloso investigador da promotoria, recém-chegado na cidade e louco para efetuar sua primeira prisão. Com o marido ainda preso, Sarah é forçada a conviver com o fato de que está cercada por colegas que sabem da suspeita que recai sobre seus ombros e não deixa de ficar chocada quando descobre que, até mesmo alguns deles apoiam o fato de ela ter “eliminado” o assassino. Para enfrentar sua rotina, a heroína se esforça para mergulhar em suas investigações, como a procura do jovem Aidan Hennessy, de 17 anos, expulso de casa pelo próprio pai, um escritor famoso; e Cícero Ruiz, um médico paraplégico que ajuda pessoas enfermas e que é alvo de uma investigação policial. O jogo de gato e rato de Sarah vai se revelar muito complicado, sendo que até mesmo a verdadeira assassina de Shorty (a mãe de Kamareia) se prontifica a voltar aos EUA para ajudar a amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário