segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mentiras Fatais, de Frank Tallis



“Tallis é excepcionalmente habilidoso.”
Washington Post


Ciência forense, psicanálise e criminologia. Seria coincidência as três terem surgido exatamente na mesma época? Para o psicanalista Frank Tallis, uma das maiores autoridades em neurose obsessiva do Reino Unido, elas estão muito mais ligadas do que parece. “Há muitos traços comuns que ligam o trabalho detetivesco e a psicanálise. Em termos fundamentais, Sigmund Freud e Sherlock Holmes estavam no mesmo ramo”, argumenta. Inspirado em ambos, Tallis criou um detetive capaz de unir suas principais características para solucionar os mais intrincados mistérios.

Foi assim que surgiu a série Os casos de Liebermann – Aventuras de um detetive freudiano, sucesso de público e crítica. São romances policiais ambientados em Viena, entre 1902 e 1914, que se desenvolvem paralelamente à verdadeira história da psicanálise. Em MENTIRAS FATAIS, terceiro volume da coleção, a conservadora sociedade austríaca recebe com choque a notícia da misteriosa morte de um cadete da tradicional escola militar São Floriano. Apesar dos esforços da polícia, sob o comando do inspetor Oskar Rheinhardt, é impossível determinar as causas da fatalidade, e tudo parece indicar uma morte natural.
Rheinhardt, porém, desconfia do contrário, e, apesar da relutância inicial de seu superior, consegue uma autorização para continuar a investigar. E chama, então, seu amigo — e discípulo de Freud — Max Liebermann para ajudá-lo. No entanto, o silêncio e o segredo, assim como a busca por poder, faz parte dos alicerces da instituição militar. E é cada vez mais difícil arrancar depoimentos sinceros de alunos e professores. Abrindo caminho com muita paciência e dedução, Rheinhardt e Liebermann descobrem um grupo de alunos, com certo pendor para o sadismo e jogos perigosos.

Mas eles não são os únicos suspeitos: a vítima era convidada constante da jovem esposa do diretor. Ao mesmo tempo em que relacionamentos secretos são descobertos, Liebermann vê sua situação amorosa se complicar ainda mais ao conhecer a misteriosa violinista húngara Trezska Novak. Mais uma vez, nada é o que parece e Liebermann mergulha no mundo da espionagem. E precisa fazer escolhas que podem ameaçar a estabilidade de todo Império Habsburgo.


Mentiras Fatais, de Frank Tallis, encerra a trilogia iniciada com “Trapaça mortal” e “Sangue em Viena”. O livro foi lançado em maio de 2011 pela Editora Record.

2 comentários:

  1. DÍVIDA DE SANGUE, livro espetacular, como qualquer livro do Michael Connelly.

    Agora, resta saber da Record, se vai relançar os livros iniciais do autor, como Loira de Concreto, O Ultimo Coyote, O Ultimo Blefe, Black Echo etc.

    Coleção Negra, alguma esperança de termos os relançamentos dos livros inicias de Connelly?

    OBS: Estamos também desejando o relançamento dos 2 primeiros livros da Trilogia de James Ellroy - 1. Tablóide Americano e 2. Seis mil em espécie. Não adianta lançar o último livro - Sangue Errante, se não temos a possibilidade de comprar mais os dois primeiros livros. Estão indisponíveis no mercado. Fica a dica!

    Aguardo a resposta.

    Bruno Lima.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno!

    Estamos relançando os dois primeiros livros do James Ellroy e o autor virá lançar Sangue Errante na Flip 2011!

    "O Poder e a Lei" (anteriormente "Advogado de porta de cadeia"), do Connelly, também foi relançado recentemente. A nova capa do livro foi inspirada no filme, em cartaz no cinema.

    Abraços,

    Equipe Coleção Negra

    ResponderExcluir