quarta-feira, 22 de junho de 2011

Noturnos de Hollywood, de James Ellroy

Em clima de Flip 2011, aqui vai o release de Noturnos de Hollywood, do nosso convidado especial James Ellroy.

As ilustrações do livro são do super desenhista Lourenço Mutarelli!



Consagrado por seus romances, James Ellroy mostra em NOTURNOS DE HOLLYWOOD que é um contista igualmente talentoso. O livro, mais um título da Coleção Negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial, apresenta sete narrativas curtas ambientadas nos mesmos cenários e com os mesmos personagens que o autor conhece e descreve como poucos.

Ficção e realidade se misturam no texto de NOTURNOS DE HOLLYWOOD. Personagens reais convivem com figuras fictícias na Los Angeles ellroyana, entre os anos 40 e 50. No primeiro conto, Do passado, Ellroy narra seu encontro com um obscuro acordeonista chamado Dick Contino. Recorda velhas performances do músico, detalhes sobre seu passado e um filme obscuro estrelado por ele no fim dos anos 50. A história seguinte, O blues de Dick Contino, é uma ficção desenvolvida a partir da vida de Contino: corrupção, música, violência e as loucuras de um artista que, em busca da fama perdida, acaba se metendo em grandes encrencas.

High Darktown é ambientado no bairro negro elegante de Los Angeles. O protagonista é Lee Blanchard, policial que investiga uma quadrilha de ladrões de lojas de bebida. Disque Axminster 6-400 é a história da investigação do seqüestro de uma estudante universitária. Já que eu não tenho você resgata figuras habituais do universo de Ellroy, como Howard Hughes, o gangster Mickey Cohen e o protagonista Buzz Meeks, a quem cabe a difícil tarefa de encontrar uma beldade desaparecida.

Em Serviço fácil e rendoso, o ex-presidiário Stan Klein mete-se em confusão quando é contratado como babá de um cachorro — o único herdeiro da fortuna de um ricaço excêntrico. Fechando o volume, Canção tórrida resgata as músicas românticas de Lorna Kafesjan quando Hearns é contratado para encontrar uma fugitiva.


NOTURNOS DE HOLLYWOOD é um livro importante não apenas pela riqueza das histórias e do estilo de Ellroy, mas também como uma forma de conhecer melhor o universo ficcional do maior autor policial contemporâneo. Uma coleção de pequenas obras-primas dignas das melhores antologias do gênero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário