sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Grande Deserto, de James Ellroy

Mais de James Ellroy aqui no blog em um romance poderoso e eletrizante. O GRANDE DESERTO é uma novela repleta de cobiça, paixões doentias e assassinatos, que se passa em plena Los Angeles dos anos 50.

Mal Considine, "Buzz" Meeks e Danny Upshaw são três tiras muito diferentes que têm em comum uma missão e bilhetes só de ida para o maior pesadelo de suas vidas. Todos serviram ou servem, de alguma forma, à polícia de Los Angeles e conhecem muito bem seu submundo. Com objetivos e personalidades bem diferentes, os três se juntam em um grupo especial para investigar a ação de agentes comunistas na indústria cinematográfica.

Traições, perversões, homossexualismo, zoofilia, chantagem, assassinatos e muita corrupção vão se sucedendo em ritmo frenético à medida em que eles mergulham no submundo de drogas, jazz e prostituição em Los Angeles e em Hollywood nos anos 50.

Danny Upshaw, um jovem e talentoso detetive a serviço do departamento do xerife de Los Angeles, depara-se com o caso de sua vida: o assassinato de um homem, na noite de ano novo, com requintes de crueldade e perversões sexuais. O primeiro de uma série de mortes brutais e inexplicáveis. Uma investigação que pode transformar sua carreira se for bem-sucedida.

Mal Considine é investigador da promotoria pública de Los Angeles. Trabalhou, logo após a II Guerra, na caçada de criminosos nazistas. Na Europa, conheceu uma mulher, vítima dos carrascos do 3º Reich, e a levou com o filho para os Estados Unidos, onde adotou o garoto. Com o casamento em crise e temendo perder o menino, ele vê o convite para participar de um esquadrão de caça aos comunistas como uma possibilidade de ganhar prestígio suficiente para tomar a guarda do pequeno na justiça.

Buzz Meeks é um ex-policial corrupto, que se tornou guarda-costas e cafetão do milionário Howard Hugues. Inimigo de Mal Considine - teve um caso com a primeira mulher do colega - faz serviços sujos para milionários da indústria do cinema. Um homem que só trabalha por dinheiro.


O GRANDE DESERTO é mais um romance inesquecível de James Ellroy, ambientado no mesmo período e na mesma mágica e sombria cidade que ele imortalizou em romances como Los Angeles, cidade proibida e Dália Negra.


James Ellroy nasceu em Los Angeles, em 1948, filho de um contador que trabalhava para astros do cinema e de uma enfermeira. Após o divórcio dos pais, morou com a mãe até 1958, quando ela foi assassinada, crime jamais solucionado. Sua juventude antecipava um futuro sem perspectivas: Ellroy viciou-se em drogas e acabou preso diversas vezes por furto.

Nos anos 70, recuperado, começou a dedicar-se à literatura, e em pouco tempo consagrou-se como um dos maiores autores americanos da atualidade, renovando de maneira irreversível toda a ficção policial contemporânea.

"O romance faz você se sentir como se realmente estivesse em Hollywood, em 1950." - Wall Street Journal

"Deixa os leitores ansiosos para saber como as coisas vão se encaixar antes do final." - New York Times

"Ellroy prova que a era de ouro da literatura noir pode ser um laboratório para um novo tipo de mistério." - Chicago Tribune

"Um mistério com a implacável e irresistível atração de um filme noir." - Publishers Weekly

"Um retrato da Los Angeles do pós-guerra em forma de buraco negro. É Hieronimus Bosch encadernado." - Detroit News

Nenhum comentário:

Postar um comentário