segunda-feira, 27 de junho de 2011

Onda de Crimes, de James Ellroy





ONDA DE CRIMES é mais um título do mestre da literatura policial James Ellroy. Passeando entre ficção, memória e reportagem, os contos têm em comum os assuntos favoritos de Ellroy: assassinatos, drogas e a violência em Los Angeles. Essas obsessões do autor, inclusive o brutal assassinato de sua mãe, explorado no livro Meus Lugares Escuros e novamente revirado aqui no conto O Assassino de minha mãe, são marcas registradas do autor.


Ellroy ultrapassou os limites da literatura policial em histórias sórdidas e intrincadas, nas quais a corrupção afeta todos os níveis da sociedade, das ruas mais pobres aos mais altos escalões da política. Nos contos de ONDA DE CRIMES, James Ellroy resgata crimes que ocuparam as manchetes dos jornais sensacionalistas da década de 50, mergulha no assassinato de sua mãe, analisa o crime de O. J. Simpson e resgata personagens imortalizados em seus romances em alguns dos melhores textos curtos que já escreveu.


O misterioso crime de uma estrela de Hollywood, uma mirabolante história da vida do editor da Hush Hush, Danny Getchell, personagem também presente em Los Angeles Cidade Proibida. ONDA DE CRIMES combina ficção com reportagem em uma coletânea forte e cortante, que apresenta Ellroy em grande forma e revela uma Los Angeles perigosa e selvagem que só ele soube retratar em livro.



James Ellroy nasceu em Los Angeles em 1948, filho de um contador que trabalhava para astros do cinema e de uma enfermeira. Após o divórcio dos pais, morou com a mãe até 1958, quando ela foi assassinada - crime que jamais foi solucionado. Sua juventude antecipava um futuro sem perspectivas: Ellroy viciou-se em drogas e acabou preso diversas vezes por furto.


Nos anos 1970, recuperado, começou a dedicar-se à literatura, e, em pouco tempo consagrou-se como um dos maiores autores americanos da atualidade, renovando de maneira irreversível toda a ficção policial contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário