quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ellroy no Prosa Online (jornal O Globo)

O trecho abaixo foi retirada do site do jornal O Globo (15/junho/2011)


O 'selvagem' James Ellroy, estrela da Flip 2011

















Ele gosta de se apresentar como “o cachorro louco” da literatura americana, “o cavaleiro branco da extrema direita”, “autor de 16 obras-primas que precedem minhas futuras obras-primas”, e suas aparições públicas são famosas pela verve com que desfila diante dos leitores as histórias terríveis de seu passado: o assassinato da mãe quando ele tinha apenas 10 anos, a queda no vício (drogas, remédios, álcool) e no crime (furto, voyeurismo, invasão de casas para cheirar calcinhas), o doloroso exorcismo de tudo isso através de uma série de romances policiais que fizeram dele um mestre moderno do gênero nos Estados Unidos. Mas o senhor simpático que atende o telefone em sua casa, na Califórnia, não se faz de maluco, não é tão radical em seu conservadorismo, e parece mais cioso de sua reputação literária do que de sua ficha policial. Aos 63 anos, terá James Ellroy, a principal atração estrangeira da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, se tornado um escritor... respeitável? — Quando eu era jovem, ser escritor para mim significava mulheres, carros esporte, essas merdas. Só quando descobri que tinha histórias para contar é que me tornei um escritor de verdade. Mas sou um ótimo orador, como vocês verão no Brasil, e me divirto muito falando em público. Sou uma pessoa diferente em minha vida privada, mais reservado, mas quando estou por aí para falar de meus livros, posso ser muito selvagem — diz Ellroy ao GLOBO, prometendo uma apresentação incendiária na Flip, onde está escalado para a mesa “Lugares escuros” às 19h30m de sábado, 9 de julho.



Leia o restante da matéria aqui


Para assistir ao vídeo com entrevista do autor falando sobre o livro Sangue Errante clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário