quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Garganta Vermelha





Considerado o melhor romance norueguês de 2000, 'Garganta Vermelha' de Jo Nesbo
foi recebido com entusiasmo pela crítica e pelo público.

Em 2002, ganhou o Bokhhandlerprisen. Dois anos depois, foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos pelos leitores noruegueses. Já em 2007, foi selecionado pelo Duncan Lawrie International Dagger.

Sobre o livro:
Em 1942, nas trincheiras de Leningrado, uma unidade de soldados noruegueses luta por uma causa: a Noruega livre. Provenientes de diversas classes sociais, os militares não compartilham nem política nem motivação. O mais corajoso deles, Daniel Gudeson, é dado como morto, e seu corpo é deixado em uma vala comum.

Dois anos depois, em um hospital militar de Viena, um soldado ferido afirma ser Daniel. O oficial acaba se apaixonando por Helena, uma jovem enfermeira. Quando ele é convocado para lutar na Hungria, o casal planeja uma fuga.

Em 1999 um senhor perambula pelas ruas de Oslo após receber a sentença de morte do médico. Ele relembra os tempos de guerra, e sabe que tem uma última missão a cumprir antes de morrer.

Após ferir acidentalmente um agente do Serviço Secreto durante a visita do presidente americano à Noruega, Harry Hole é transferido para a Polícia Secreta. Nesse novo cargo, ele tem a missão de investigar uma rede de tráfico de armas provavelmente relacionada a um grupo de antigos e novos nazistas.

No ano 2000 entra em cena um assassino com um objetivo incomum. Um ex-soldado é encontrado morto, e as pistas levam Harry de volta à guerra, em uma investigação na qual ele tem muito a ganhar e tudo a perder.

Na foto acima: Jo Nesbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário