quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Criança 44


Vamos aproveitar este blog para falarmos também de outros romances policiais e de suspense da Ed. Record, que não fazem parte da coleção negra, mas que também podem agradar o mesmo tipo de leitor.

Um deles é o 'Criança 44', do inglês Tom Rob Smith. O livro é eletrizante, consegue prender o autor até a última página num só fôlego!. Além do livro ter sido publicado em mais de vinte países, o direito de adaptação para o cinema também foi comprada pelo afanado cineasta Ridley Scott (Blade Runner e Gladiador).

O romance se passa na União Soviética, tendo início no ano de 1953. Nesse momento, a mão de ferro de Stálin nunca esteve tão impiedosa
, reforçada pela segurança do Estado. Em seu governo, Stalin faz o povo acreditar que o país está livre de crimes.

O corpo de um menino é então encontrado nos trilhos de uma ferrovia. Liev-um herói de guerra e agente do Estado-se surpreende ao saber que a família da vítima está convencida de que o menino fora assassinado. Os seus superiores ordenam que ele ignore a suspeita. Mas o agente desconfia de que há algo muito estranho por trás do caso.
De uma hora para a outra, Liev coloca em dúvida a sua confiança nas ações e políticas do Partido. Decide arricar tudo e vai atrás do terrível assassino- mesmo sabendo que está prestes a se tornar um inimigo do Estado. Põe sua vida em risco e a de sua família também. Repleto de ação, o romance nos faz viajar pela história da Rússia de cerca de 60 anos atrás, acompanhando a dura realidade da nação marcada pelo medo e pela ditadura.

'Criança 44' foi publicado pela Editora Record em 2008 e tem 431 páginas.

2 comentários:

  1. Eu li esse livro acho que assim que ele foi lançado. É maravilhoso gente, emprestei pra um amigo, que emprestou pra outro rsrsrs. Foi legal pq, em menos de um mes todos nós falavamos sobre a história, tínhamos uma opinião sobre o romance...sempre fazíamos isso com filmes mas raramente com livros.
    Estou achando esse blog legal pelas dicas que ele lá. É esse o tipo de leitura que eu amo! valeu, vou indicar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente..
    Criança 44 é um dos melhores livros que eu já li!! Não vejo a hora de O Discurso Secreto ser lançado!!

    Carolina, se você gosta de romances policiais, te aconselho a entrar no meu blog, o http://romancespoliciais.blogspot.com Se ainda não conhece, você vai adorar.

    Beijos

    ResponderExcluir