sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sangue na Lua, de James Ellroy


Primeiro de uma trilogia do mestre da literatura policial James Ellroy, SANGUE NA LUA, tem como protagonista o sargento "Crazy Lloyd" Hopkins, do bureau de homicídios da polícia de Los Angeles - um dos melhores detetives da literatura policial norte-americana.

Sempre bombástico e polêmico, SANGUE NA LUA, publicado originalmente em 1984, bem antes da consagração do autor com Los Angeles- cidade proibida, já mostrava que Ellroy tinha muito a dizer. A cultura pop norte-americana construiu uma espécie de culto em torno dos assassinos em série - sua psicopatologia, metodologia e resultados de sua "obra".

Ellroy se aproveita e faz de um serial killer o vilão deste seu terceiro romance - um dos mais violentos de toda sua obra. Por outro lado, cria, com o detetive "Crazy Lloyd" Hopkins, um verdadeiro anti-herói.

Hopkins é quase tão desequilibrado quanto os piores criminosos do submundo de Los Angeles. Ele é um policial inteligente, com QI de 170 e um raro talento para a leitura dinâmica. Sua paixão por justiça é quase patológica - tem muita força e uma grande compulsão para perseguir assassinos, mesmo que para isso tenha de quebrar algumas regras.

"Hopkins é meu antídoto para heróis sensíveis e de coração mole, os quais desprezo. Ele é o link entre o policial e o psicopata criminoso. Um anti-herói", confessa o autor.

A trama de SANGUE NA LUA começa em 1965, enquanto o detetive Hopkins enfrenta o caso mais difícil de sua vida. Ao investigar o violento homicídio de uma mulher, descobre, entre centenas de casos antigos não resolvidos, que o assassino, há anos, vem atuando na região, deixando rastro de crimes hediondos.

Ao aprofundar suas investigações, Hopkins descobre estar diante de um maníaco, que por muitos anos vinha matando mulheres sem deixar uma pista sequer. A investigação transforma-se em obsessão e a caçada desintegra sua vida pessoal. Destrói seu casamento, põe em risco sua vida e sua carreira no departamento de polícia, deixando o detetive à beira de um colapso. Só a captura ou a morte do matador em série poderia fazê-lo recuperar sua sanidade.

SANGUE NA LUA é um grande romance de um dos melhores escritores americanos da atualidade. Mais um título da Coleção Negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial.

James Ellroy nasceu em Los Angeles, em 1948, filho de um contador que trabalhava para astros do cinema e de uma enfermeira. Após o divórcio dos pais, morou com a mãe até 1958, quando ela foi assassinada, crime jamais solucionado. Sua juventude antecipava um futuro sem perspectivas: Ellroy viciou-se em drogas e foi preso diversas vezes por furto. Na década de 1970, recuperado, começou a dedicar-se à literatura, e em pouco tempo consagrou-se como um dos maiores autores americanos, ao renovar de maneira irreversível toda a ficção policial contemporânea.

"(Ellroy) é um expoente da literatura pós-moderna." - O Globo

"A escrita de Ellroy é uma seqüência de curtos-circuitos." - Carta Capital

"James Ellroy é nome central da ficção policial americana." - Veja

"Ellroy tem um domínio completo da ação." - Folha de S.Paulo

Acima, uma foto do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário