terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resenha 'Baltimore Blues', La Sorciere


Nossa querida amiga/colaboradora/parceira Alexandra, do blog La Sorcière fez mais uma resenha ótima sobre um dos nossos livros, a qual temos o prazer de postar aqui também! Saiba mais já sobre 'Baltimore Blues', de Laura Lippman!

Ela era jornalista e estava desempregada. Sobrevivia de favores de amigos e parentes. Tess Monaghan, tinha corpo de amazona e vendia o almoço para pagar o jantar. A única coisa certa em sua vida era a rotina que ela própria estabelecera: treinava remo todas as manhãs na baía de Baltimore, até a exaustão, tomava café da manhã com Rock (se ele pagasse, é claro), fazia um bico na livraria de sua tia Kitty e corria à tarde pelo bairro.

Nada promissor.

Quando Rock oferece dinheiro vivo para que Tess siga sua noiva, que andava relutante e distante, Tess não pensa duas vezes: deixando a ética para quem pudesse se dar ao luxo de tê-la e achando que este seria o dinheiro mais fácil que iria ganhar na vida (e Deus sabe o quanto ela estava precisando), Tess começa a seguir Ava, a altiva e bem sucedida advogada do escritório Triplo O, pelas ruas da agitada Baltimore.

E Tess acaba descobrindo mais do que gostaria... Ava, ao que tudo indicava, estava tendo um caso com Michael Abramowwitz, novo sócio da Triplo O, além de se revelar uma cleptomaníaca com predileção por calcinhas da Victoria Secret's!

Dividida entre a lealdade para com o amigo Rock e penalizada com o fato de desapontá-lo, Tess resolve dar uma prensa em Ava. O tiro sai pela culatra: Ava é mais rápida que Tess e conta sua própria versão à Rock.

E a história teria chegado ao fim se Abramowitz não tivesse sido encontrado espancado até a morte em seu escritório.

Rock é o principal suspeito. E Tess, de consciência pesada por ter ajudado a colocar o amigo em meio à encrenca, aceita trabalhar de investigadora do advogado que vai defender Rock. Mas ela não estava preparada para o que ia desenterrar. Abramowitz estava ligado à coisas escusas... seus casos como advogado, passaram por estupradores confessos, empresas de amianto e um serial killer famoso na cidade. Muitos teriam motivos para matar Abramowitz, cabia a Tess encontrar provas que inocentassem Rock e tentar manter-se viva, pois todos os envolvidos no caso, começaram a ser eliminados...

Baltimore Blues, de Laura Lippman (Record - 2010) é um romance policial completo. Começou leve, até engraçado, a personagem Tess Monaghan é cômica e sarcástica e a narrativa flertava levemente com o gênero chick lit... Mas conforme Tess vai percebendo a "fria" em que tinha se metido, a história vai tomando outro ritmo, tenso, revelando uma trama bem costurada e complexa.

Tess é perseverante, não aceita um não como resposta, mente na cara dura, e tem métodos nada ortodoxos para realizar a investigação. As descobertas são habilmente ligadas umas às outras e você se vê comendo as páginas do livro, que não é muito longo - 318 páginas - ansiando por descobrir o assassino. O livro é direto e reto, sem enrolação, sem gordura supérflua. Esse tipo de romance policial é o meu preferido: inteligente, que exige atenção do leitor aos detalhes, com tiradas irônicas e sagazes.

A autora, ela própria jornalista e moradora de Baltimore, criou uma personagem fascinante e divertida, que como jornalista não tem futuro, mas como detetive... arrasa!

Está procurando um bom romance policial?? Baltimore Blues é satisfação garantida! LEIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário