sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

'Uma volta com o cachorro'


No memorável 'Uma volta com o cachorro', Walter Mosley continua a saga do anti-herói Sócrates Fortlow, apresentado ao público em 'Sempre em desvantagem'- vencedor do prestigioso prêmio Anisfield Wolf, que desde 1934 premia títulos que discutem o racismo e a riqueza da diversidade humana.

Nesse novo policial, os detalhes de época e o desenvolvimento dos personagens estão ainda mais acurados, numa mistura perfeita de ação, humor e diálogos rápidos entre os perfeitos protótipos de machos durões. O romance descortina uma Los Angeles em tempo de repressão e ódio racial. Mosley novamente põe frente a frente brancos e negros de diferentes classes sociais em situações que explicitam os preconceitos da sociedade americana. Um drama de angústia moral de inspiração dostoievskiana: Mosley tece seu romance a partir de passagens curtas e independentes, entrelaçadas a cada página. Nelas, o autor exibe todo o seu talento na criação de personagens, tramas e diálogos - habilidades que o consagraram como o escritor americano que melhor capta as ambiguidades morais de nosso tempo.

Em 'Uma volta com o cachorro', Sócrates continua em seu pequeno apartamento, sem saber o que fazer da vida pós-cadeia. A exemplo de seu cachorro, Killer - um vira-latas sem as patas traseiras -, ele também precisa lidar com diversas deficiências: um negro num mundo de brancos, um criminoso condenado por vários delitos, entre eles assassinato.

Sem levantar bandeiras ideológicas, Sócrates tenta levar a vida e responder a questões tão diferentes quanto como obrigar seu filho adotivo a permanecer na escola? Seria certo assassinar um tira corrupto que aterroriza toda sua vizinhança? 'Uma volta com o cachorro' é uma aventura memorável de um dos melhores personagens surgidos na ficção policial dos últimos tempos.

Obs: Mosley também é autor do livro infanto-juvenil '47', lançado em 2008 pela Editora Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário