quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

'Uma morte em vermelho', de Walter Mosley


'Uma morte em vermelho', de Walter Mosley prova neste livro que os detalhes de época e o desenvolvimento de seus personagens está cada vez mais acurado, numa mistura perfeita de ação, humor e diálogos rápidos entre os perfeitos protótipos de machos durões. Numa trama que aborda desde violência doméstica até a aliança entre negros judeus na era McCarthy, 'Uma morte em vermelho' mostra um Easy Rawlings misto de Robin Hood - "as pessoas recorrem a mim quando estão em apuros e não podem contar com a polícia" -, sobrevivente das ruas e investigador particular. Na Los Angeles de 1953, ele consegue estar metido em todo o tipo de problemas, o pior dele com o fisco. O imposto de renda quer saber como um veterano da Segunda Grande Guerra, negro, supostamente zelador de um prédio - na verdade é o dono do local -, conseguiu dinheiro suficiente para comprar dois pequenos prédios e uma casa.

Preso por sonegação, o FBI propõe um acordo: soltá-lo, com a condição de que ele espione supostas atividades comunistas em uma igreja batista. Um caso que se complica quando se inicia uma série de misteriosos assassinatos. Easy envolve-se nessa investigação a contragosto: para salvar seu pescoço, sacrifica seu próprio senso moral e ético. E à medida que os cadáveres começam a se empilhar e as perguntas seguem sem respostas, vai se envolvendo e simpatizando cada vez mais com os homens aos quais deve espionar.

'Uma morte em vermelho' é um grande romance policial protagonizado pelo maior detetive negro desde a dupla Ed Caixão e Coveiro Jones, de Chester Himes. Como este velho mestre da ficção policial, Walter Mosley põe frente a frente brancos e negros de diferentes classes sociais em situações que explicitam os preconceitos da sociedade americana dos anos 50, um tempo de repressão e ódio racial que culminou nos violentos conflitos pelos direitos civis da década seguinte. Easy Rawlins procura se manter afastado de encrenca. Mas não consegue evitar tomar partido do lado certo. E isso lhe causa muitos problemas.

O romance representa uma aventura antológica de um dos melhores detetives surgidos na ficção policial dos últimos tempos, mais um título da Coleção negra, dedicada aos melhores mestres da literatura noir.

"Mosley descreve um ambiente e um modo de vida mais chocante e violento do que os leitores encontram nas páginas policiais dos jornais." - The New York Times Um contador de histórias extraordinário." - Publishers Weekly "Fascinante." - The Wall Street Journal "Extremamente original." - Philadelphia Inquirer "Mosley merece todos os elogios." - Kirkus Reviews "Muita ação, humor e diálogos excelentes." - Chicago Tribune

Nenhum comentário:

Postar um comentário