segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O último segredo do templo


Um thriller avassalador sobre o milenar conflito entre judeus e palestinos

'O último segredo do templo', de Paul Sussman, é um livro de suspense bastante envolvente. Foi lançado no ano passado pela Ed. Bertrand Brasil e
pode-se dizer que é um verdadeiro "page-turner"!

Oriente Médio, ontem e hoje. O tema semanalmente ocupa as páginas dos principais jornais e revistas do mundo devido aos embates que judeus e palestinos travam há tempos. Palco de rebeliões separatistas, ataques terroristas, fundamentalismos e acordos de paz fracassados, não é de hoje que as nações e os povos que habitam essa região são alvos de histórias que ultrapassaram os noticiários; ganharam também páginas da literatura.

'O último segredo do templo' é um turbilhão de emoções, reviravoltas e aventuras inesquecíveis. Trata-se de uma investigação de quase dois mil anos de mistério sobre um poderoso objeto que, caindo em mãos erradas, pode mergulhar todo o Oriente Médio numa guerra de proporções inimagináveis.

Piet Jansen, antigo proprietário de um hotel, é encontrado entre as ruínas de um sítio arqueológico pouco visitado, próximo ao Nilo. O inspetor egípcio Yusuf Khalifa fica intrigado com os fatos que vêm à tona. Ele se recorda de outra morte, ocorrida há tempos – o brutal assassinato de uma israelense –, uma morte da qual sempre suspeitou de que haviam condenado um inocente.

O caso torna-se bastante complicado, e Khalifa se vê forçado a aliar-se ao detetive israelense Arieh Ben-Roi, um arrogante policial de Jerusalém, e à combativa jornalista palestina Layla al-Madani. E isso é só o começo de um fascinante mistério a ser solucionado pelo trio.

Paul Sussman, é arqueólogo de profissão e ensinou História na Universidade de Cambridge. Decidiu depois viajar pelo mundo durante um período de três anos ganhando a vida como descobridor de túmulos, empreiteiro, vendedor de detergentes e ator. Em 1991 regressou a Inglaterra, onde foi um dos fundadores da revista The Big Issue. Desde então tem trabalhado como jornalista para a CNN, para a Rádio 4 e a GLR (London Live), e para os jornais The Daily Telegraph, The Daily Express, The Evening Standard e The Sunday Herald. Em 1997 foi nomeado o colunista inglês do ano pela Associação dos Editores de Publicações Periódicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário