quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Resenha 'O Inimigo', por La Sorcière

A resenha reproduzida abaixo foi retirada do blog www.alelasorciere.com.br. Nossa querida parceira Alê escreveu sobre o livro 'O Inimigo', de Charlie Higson, no dia 12/agosto.


Eles estavam confinados no supermercado Waitrose. Todos eles. Ou melhor: todos os que sobreviveram ao vírus.

Eram crianças e adolescentes. Menores de 16 anos. Todos os outros, os Adultos, haviam sucumbido à epidemia que os transformava em zumbis... pútridos, de olhar ausente e fome de vida humana... no caso, as crianças que viviam em comunidades improvisadas.

A organização das pequenas comunidades infantis era rudimentar. Sem provisões, ou medicamentos, os grupos sobreviviam de saques às áreas desabitadas da cidade de Londres, em expedições que muitas vezes custavam a vida de seus integrantes.

A chegada de uma criança à comunidade de Waitrose traz uma nova esperança aos seus membros: segundo o visitante, havia um grupo extremamente organizado no Palácio de Buckingham. Lá eles plantavam, criavam animais, tinham suprimentos e espaço para os moradores. A proposta era que o alojamento de Waitrose e o dos Morrisons partissem numa jornada rumo à Buckingham e a promessa de uma vida melhor.

Mas para isso, eles precisavam atravessar Londres, com as crianças menores e se exporem à fúria dos Adultos zumbies. Mesmo diante de tal entrave, as comunidades se organizam e batem em retirada para o sonho prometido.

Em Buckingham, depois de todos os percalços, percebem que até mesmo os mais belos sonhos podem se transformar num inacabável pesadelo.

O Inimigo, do britânico Charlie Higson (Galera Record - 2011) é um thriller asfixiante. São 476 páginas desesperadoras e eu li todas elas em apenas um dia. Impossível parar, apesar da sensação de perigo iminente que eu enfrentava em cada página.

O livro foi publicado pelo selo Galera Record, dedicado à literatura juvenil, infanto-juvenil e YA. Mas não se fie neste detalhe esperando trégua ou um autor que poupe seus personagens. As crianças do livro morrem o tempo todo e de forma cruel.

Perfeito para quem gosta de suspense e terror, O Inimigo me deixou tocada com aquela legião de crianças desamparadas, desesperançadas e absolutamente assustadas com o mundo desabando ao seu redor. Leia, leia e leia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário