quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Inocente, de Scott Turow





Com mais de 750 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, O INOCENTE, novo romance de Scott Turow, arrancou elogios da crítica internacional, indo direto para o topo da lista de best sellers do New York Times, e ganha até o fim do ano uma versão para TV pelo canal a cabo TNT, em um filme de duas horas. O novo suspense é a aguardada seqüência de seu fascinante e bem sucedido romance de estréia, Acima de qualquer suspeita, de 1987 — que inaugurou o chamado thriller jurídico, abrindo caminho no gênero para autores como John Grisham.

Adaptado com sucesso para o cinema em um longa-metragem estrelado por Harrison Ford no papel principal, Acima de qualquer suspeita ocupou por muito tempo o topo das listas de mais vendidos. Grande mestre da literatura de tribunal, Turow — que virá ao Brasil em setembro como convidado da XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro — lançou mais sete romances, como O ônus da prova e Erros irreversíveis, todos best sellers, que ultrapassam a espetacular marca de 25 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo (200 mil só no Brasil) e foram traduzidos para mais de 20 idiomas.

Apresentado ao público no primeiro romance, o ex-promotor Rusty Sabich está de volta em O INOCENTE, cerca de vinte anos após ser absolvido por pouco em um arrasador julgamento pelo assassinato de sua amante, envolvendo um intrincado jogo de emoções e suspeitas. Agora um respeitado juiz-presidente, Rusty volta a enfrentar um antigo adversário nos tribunais ao ser acusado novamente de assassinar uma mulher próxima a ele. Desta vez, a vítima é sua esposa, Barbara, morta aparentemente por causas naturais.

Mas a situação muda por completo quando o promotor Tommy Molto, que o acusou no primeiro julgamento, e o subpromotor Jim Brand descobrem que Rusty ficou em companhia da esposa morta por quase 24 horas sem comunicar o ocorrido a ninguém, nem mesmo ao próprio filho, o que lhe daria tempo suficiente para ocultar possíveis provas.

Tommy, ainda frustrado por não ter conseguido condenar Rusty no passado, hesita em levá-lo novamente a julgamento. Mas à medida que novos elementos incriminatórios vão sendo descobertos, ele acredita ter finalmente chegado o momento em que vai provar a culpa de Rusty — só que, agora, por dois assassinatos.

Inicia-se, então, um julgamento no melhor estilo do autor — repleto de intrigas, defesas e acusações magistrais e revelações surpreendentes: uma sala de tribunal retratada da forma mais tensa e explosiva.

Com seus insights característicos, tanto sobre as sombrias verdades da psique humana quanto sobre as complexidades do sistema judiciário penal, Turow mais uma vez prova sua genial capacidade de criar suspenses em que os leitores viram as páginas compulsivamente para enfim saber quem é o culpado.



SCOTT TUROW é autor de oito obras de ficção, todas best sellers, incluindo Acima de qualquer suspeita e O ônus da prova, e dois livros de não ficção, entre eles O primeiro ano – como se faz um advogado, que descreve suas experiências como estudante de direito. Seus livros foram traduzidos para mais de 25 línguas, venderam mais de 25 milhões de exemplares no mundo todo e foram adaptados para o cinema e a televisão. Ele também contribui frequentemente com ensaios e artigos para publicações como The New York Times, Washington Post, Vanity Fair, The New Yorker, Playboy e The Atlantic.

O autor participará do Café Literário na Bienal do Livro no dia 11/setembro às 15:30.

Acesse a landing page do livro em www.record.com.br/oinocente

Nenhum comentário:

Postar um comentário