segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Código dos Justos



Um outro grande suspense de sucesso do autor Sam Bourne é o livro 'Código dos Justos', como comentamos no post anterior.

O livro é um verdadeiro page-turner, ou seja, prende muito a atenção do leitor até o seu final- mais que surpreendente.

Em 'O Código dos justos' um homem é esfaqueado em Manhattan. Seria mais um crime nas estatísticas da cidade, não fossem alguns detalhes que pareciam não fazer sentido: a vítima foi anestesiada antes da sua morte e depois deixada cuidadosamente coberta. Will Monroe, jovem repórter do New York Times, escreve uma brilhante reportagem sobre o caso, que acaba ganhando a primeira página do jornal. Mas, por causa de uma terrível coincidência, uma série de homicídios com as mesmas características do primeiro ocorre ao redor do mundo: um pastor é executado no Rio de Janeiro, um homem de negócios bem sucedido aparece morto na Tailândia e um adolescente indiano é estrangulado em Mumbai.

Surpreso com todas as macabras semelhanças, Monroe decide aprofundar sua investigação e sai à procura de provas. No entanto, logo o repórter recebe um e-mail assustador: "Temos sua mulher. Chame a polícia e se arrependerá. Para sempre". Desesperado com a mensagem, Monroe pede a um amigo expert em computação que rastreie a mensagem anônima. Ao que parece, o e-mail foi enviado no Brooklyn, especificamente de uma área que abriga muitos judeus ortodoxos.

Contando então com o apoio de uma ex-namorada, estudiosa do misticismo judaico, o repórter passa a conhecer a enigmática cabala judaica. Assim, ele descobre uma antiga profecia segundo a qual o fim do mundo pode estar próximo...a menos que Monroe possa evitar que isso aconteça.

O repórter tem então de encarar os mistérios de uma seita milenar, que o leva até enigmas bíblicos ancestrais.

Tem início então uma longa e perigosa jornada, marcada por chantagens e crimes sórdidos.

3 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso! Foi o primeiro desse autor que eu li e me apaixonei instantaneamente pelo seu jeito de contar a história. Tanto que quando saiu o segundo livro dele aqui no Brasil, O Último Testamento, não exitei um segundo em comprá-lo. Já estou ansiosa para comprar O Acerto Final também.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Deya! E você gostou de 'O último Testamento'? beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei também. Apesar do tema batido, a guerra entre judeus e palestinos, a história foi bem desenvolvida e o final foi bem surpreendente. Com certeza vale a pena ler também.
    Vamos ver se ele mantém o ritmo nesse O acerto Final.

    Bj

    ResponderExcluir