terça-feira, 4 de maio de 2010

Blog sobre literatura policial reúne amantes do mistério e suspense




O autor do blog Romances Policiais (www.romancespoliciais.com.br), Thiago Carvalho, estudante, amante da literatura policial e blogueiro, deu no dia 03/05 uma entrevista muito bacana para a Folha online. Achamos superimportante divulgar essa matéria tão interessante, que além de ser muito informativa, ajuda a divulgar Brasil afora o gênero policial, geralmente classificado por muitos, infelizmente, como "literatura inferior".

O site de Thiago, parceiro do blog da Coleção Negra, vai fazer três anos em setembro e tem muitos acessos diários.
Vamos reproduzir aqui alguns trechos da entrevista:

Com a colaboração dos leitores, Thiago cria artigos, como o que relata os diferentes "subgêneros" da literatura de crime e mistério tais quais thrillers médicos e jurídicos, livros noir, de espionagem ou o vulgo "whodunnit?" (corruptela de "Quem foi?"), os clássicos romances nos quais o leitor busca descobrir a identidade do assassino ou criminoso.

Livraria da Folha - Como você avalia a literatura policial no Brasil, tanto do ponto de vista de leitores quanto das obras nacionais?

Carvalho - Infelizmente no Brasil a literatura policial sofre certo preconceito por parte de alguns, que a consideram como "subgênero" e colocam em dúvida sua qualidade literária. Eu mesmo já ouvi pessoas que, ao saberem do meu blog, me mandaram parar de ler bobeiras e ler algo útil [risos]. Muitos já devem ter ouvido algo parecido também. Isso é reflexo da pouca divulgação que o gênero tem por aqui. Diferente do que ocorre nos EUA ou na Europa, onde o gênero é bem difundido, no Brasil quase não se fala dele e muitas editoras simplesmente o ignoram, principalmente se tratando de obras de autores iniciantes nacionais, que raramente conseguem uma oportunidade de lançar seu livro (...)

Livraria da Folha - Quais os livros lançados no Brasil que você mais recomendaria? Que lançamentos você aguarda ansiosamente?

Carvalho - Como são muitos os livros que eu recomendaria, vou me limitar aos lançamentos recentes para diminuir essa lista. Gostei muito da trilogia "Millenium" composta pelos livros "Os Homens que não amavam as mulheres", "A menina que brincava com fogo" e "A Rainha do castelo do ar", do já falecido autor sueco Stieg Larsson; "Criança 44", do inglês Tom Rob Smith, que considero o melhor livro que li em 2009 e "O Aliciador", um romance policial italiano escrito por Donato Carrisi (...)

Livraria da Folha - Quais são os seus autores favoritos?

Carvalho - Como eu gosto de variar, costumo dar prioridade a livros de autores que nunca li. Por isso existem muitos escritores dos quais só li um único livro, mas que pela qualidade merecem ser incluídos na minha lista. Meus favoritos são: Agatha Christie, Stieg Larsson, Jo Nesbo, Michael Connelly, Jonathan Kellerman, Andrea Camilleri, Tom Rob Smith, Val McDermid, John Hart e Jeffery Deaver. Vale lembrar que essa lista não está em ordem de preferência.

Para ler o texto na íntegra clique em: http://migre.me/C9qL



Um comentário:

  1. =)

    Que bom que gostaram da entrevista!
    Obrigado por ajudarem a divulgar ainda mais!

    E parabéns pelo blog também!!

    Beijoss

    ResponderExcluir