quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crimes - Um mergulho na mente de criminosos reais


Um dos mais respeitados criminalistas da Alemanha, Ferdinand von Schirach relata em livro alguns dos casos mais surpreendentes com os quais já se deparou


Um insigne e afável médico mata a esposa com um machado, após quarenta anos de casados. Antes de chamar a polícia, ele a esquarteja. Mas sua confissão é tão extraordinária quanto a pena que recebe. Um homem rouba um banco, e, por mais incrível que possa parecer, tem bons motivos para fazê-lo. Contrariando todas as probabilidades, é salvo pela justiça. Uma jovem mulher mata seu irmão. Por amor.

São histórias inacreditáveis, porém verídicas, narradas com maestria por Ferdinand Von Schirach em CRIMES, livro que virou best seller na Alemanha, com mais de 450 mil exemplares vendidos, e teve os direitos vendidos para 32 países. Um dos mais respeitados criminalistas da Alemanha, Schirach revela aqui casos que defendeu ou dos quais tomou conhecimento em sua trajetória profissional, e permite-se desvendar e examinar os motivos e impulsos que movem as mentes criminosas.

As surpreendentes histórias são apresentadas ao leitor em textos magnificamente escritos, com a rara capacidade de borrar qualquer fronteira entre vida e arte, realidade e fabulação. Por isso mesmo, muito se discutiu quanto ao gênero dos contos que compõem o livro nas dezenas de países em que foi publicado. Apresentadas pelo próprio autor como não-ficção em seu país, é assim que elas chegam ao Brasil — o que não diminui em nada sua grande qualidade literária.

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde CRIMES foi tratado como ficção, um crítico observou sobre Schirach que seu tom e estilo, embora joguem luz sobre o sistema legal, estão muito mais para Kafka do que para John Grisham ou Scott Turow.

Brilhantes ou melancólicos, brutais ou dolorosos, mas igualmente perturbadores, os marcantes casos levam o leitor a olhar mais de perto para os conceitos de “verdade”, “justiça”, “culpa” e “inocência”, tratados pelo autor de maneira bem mais complexa e sutil do que são correntemente explorados. Alguns amarram todas as pontas, segundo as mais rigorosas convenções da literatura policial. Outros acabam sem solução, não se sabe sequer se o personagem é culpado ou inocente.

O leitor é convidado a fazer seu próprio julgamento não apenas sobre esses temas, mas também sobre o próprio gênero do livro: será possível que essas histórias se deram de tal maneira? CRIMES é uma experiência imperdível.

Ferdinand von Schirach, nascido em Munique, no ano de 1964, é advogado e defensor criminal em Berlim desde 1994. Sua clientela inclui celebridades, industriais e trabalhadores, entre eles Günter Schabowski, antigo membro do Politburo, Norbert Juretzko, ex-espião do Serviço Nacional de Informações alemão, industriais, personalidades famosas e integrantes do submundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário