sábado, 2 de janeiro de 2010

Temporada em Vigàta


Reproduzimos aqui trechos do texto que a jornalista Cora Rónai, leitora assídua e apaixonada do escritor Andrea Camilleri (e seu inspetor Monatlbano) escreveu para o jornal 'O Globo' e postou em seu blog no dia 28/02/2008.

Temporada em Vigàta

(...) Ao contrário de tantos policiais em que se pode mergulhar no clima a partir de qualquer ponto da saga, no caso de Montalbano é fundamental começar pelo começo, ou seja, por “A forma da água”. Camilleri apresenta aos poucos o seu personagem e o mundo que o cerca, onde políticos, criminosos e advogados convivem em alegre promiscuidade, onde nem sempre a lei é justa, e onde, invariavelmente, a corda arrebenta para o lado mais fraco. Parece familiar? Pois é essa familiaridade que, entre outras coisas, faz do comissário um tipo tão simpático para qualquer brasileiro (...)

(...) Aceitem o conselho: deixem-se levar, e embarquem para Vigàta com Camilleri. Até o momento, há dez livros do comissário Montalbano em português. Mesmo que comprados simultaneamente, ainda saem mais em conta do que uma ponte aérea -- e garantem muito mais diversão. (...)


Arrivederci!

(O Globo, Segundo Caderno, 28.2.2008)

Para ler na íntegra: http://cora.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário