segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Piloto de fuga


O autor americano Andrew Vachss, aclamado pela crítica por trazer nova vida ao gênero policial, faz sua estreia na Coleção Negra com o livro 'Piloto de fuga'.


Com duas dezenas de romances, além de vários contos publicados em jornais e revistas de grande circulação, Vachss já possui uma legião de fãs em todo o mundo.


Suas narrativas são quase cinematográficas. Na primeira página de 'Piloto de fuga' há a descrição da seguinte cena: três homens chegam a um banco. Dois deles descem do carro e falam "cinco minutos". O terceiro fica à espera. Três minutos depois, ele ouve disparos e pessoas gritando. Só então vêm a folha de rosto e as outras que antecedem a história. Exatamente como num filme. Mais adiante, a maneira como o autor intercala cenas e cria suspense também lembra os cortes e sequências comuns no cinema.


Neste romance Vachss deixa de lado seu detetive Burke para nos apresentar Eddie, um sujeito fiel, obcecado por automóveis, porém um tanto limitado. Antes de ter idade para tirar carteira de motorista, ele já roubava carros apenas para poder dirigi-los. Acabou sendo preso. E, como o próprio personagem diz, "Quando você é preso uma vez, esse se torna o seu destino".


Na cadeia, Eddie se envolve com J. C., um bandido frio e cerebral. Depois que os dois cumprem suas penas, passam a trabalhar juntos e acabam por assaltar um carro forte. Decidem, com o dinheiro ganho, nunca mais roubarem nada. O problema é que Eddie, aos poucos, se apaixona pela mulher de seu companheiro, chamada Vonda.


O texto impõe um ritmo rápido para a leitura. O livro é um verdadeiro page-turner. E um exemplar respeitável da literatura de entretenimento.


Fonte: Gazeta do Povo

Data: 17/01/2010

Um comentário:

  1. Fiquei curiosa!bjo,estou seguindo seu blog!visite os meus,comenta tá?
    http://nane-jardimdasoliveiras.blogspot.com
    http://reliquiasdanane.blogspot.com

    ResponderExcluir