segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ellroy na Flip 2011

Para os que perderam a mesa de James Ellroy na Flip 2011, aqui vai um pouquinho do que foi o encontro!

O texto abaixo foi retirado do blog FlipZona


Ellroy é sensação na Flip 2011

James Ellroy iniciou a última mesa de ontem, 09/07, roubando as atenções do dia. O sucesso, medindo pelos aplausos, só não superou o de João Ubaldo Ribeiro, que palestrou no mesmo dia.

Ao contrário de um costumeiro escritor introvertido, Ellroy citou, em pé e em voz alta, versos de seu gosto e prendeu a atenção da platéia até o fim com uma boa dose de humor negro.

O escritor americano segue a linha, atualmente em alta, de escrever romances policiais, graças, e infelizmente, a morte da sua mãe, assassinada por um serial killer. Esse trágico acontecimento gerou uma obsessão da vida de James Ellroy – o tirou da vida marginal, de pequenos crimes, álcool e drogas, e o levou a morar com pai, que lhe presenteou com primeiro contato com a literatura investigativa, o livro O distintivo.

O estilo telegráfico do autor, com frases curtas e muito bem pontuadas, conquistou o público dos fascinados pelo antigos escritores noir, como Dashiel Hammet e Raymond Chandler, opnião com a qual o autor não concorda. Ou melhor, não se submete – um verdadeiro exemplo de empirismo teimoso.

Curtis Hanson produziu um filme baseado em um dos seus livros, Los Angeles – Cidade Proibida, que o lançou ao sucesso ao ser premiado por roteiro e atriz coadjuvante, mas mesmo antes já era um conceituado romantista americano.

Um comentário:

  1. Uma das coisas que mais sonho é James Ellroy escrever um romance policial cotemporâneo, tal como aquele que ele escreveu em The Nightwatchman e fora adaptado para os cinemas como "Os Reis das Ruas", com Keanu Reeves, Chris Evans e Forrest Whitaker.

    Gostei muito do Lloiyd Hopkins. Falta agora um detetive novo, atual, jorrando testosterona tal como o policial interpretado por Keanu Reeves em "Os Reis das Ruas".

    Let's go, Ellroy! Come on!

    ResponderExcluir